quinta-feira, 14 de maio de 2009

Você é obeso(a) ?

A questão ser ou não ser obeso tem ocupado um lugar de destaque na vida das pessoas, seja na procura pela saúde, seja, o que é mais corriqueiro, como forma de se posicionar diante de idéias estranhas, geradas no seio de uma comunidade de mídia que parece impôr padrões de beleza.
E aí é que entra o problema de obesidade como doença e seu controle, muitas vezes feito por pessoas e meios inescrupulosos. A imposição midiática de corpos esguios, barrigas-tanquinho, curvas sinuosas traz em seu bojo uma cadeia produtiva de produtos e serviços capazes de dar inveja a muito banqueiro por aí.
Mas, o que significa ser obeso? Nada muito complexo: obesa á a pessoa que apresenta excesso de peso por conta do excesso de gordura. Veja que a definição médica é bem clara quando se refere ao excesso de gordura.
É bastante comum que o peso varie um pouco ao longo do tempo. Na mulher, em particular, essa variação é mais pronunciada devido às alterações promovidas pelo ciclo menstrual. É bastante comum o ganho de peso no período pré-menstrual. Para ver como isso ocorre no seu organismo, faça o seguinte: pese-se uma semana após o término da menstruação. Depois, pese-se no primeiro dia, o dia em que desce o primeiro fluxo. Você notará que há um ganho de peso no período pré-menstrual. Isso se deve ao acúmulo de água e pode ser notado como uma maior turgência das mamas e edema nos pés e pernas no fim do dia. Esse acúmulo se deve a ação de hormônios e será eliminado ao longo dos próximos dias, na maioria dos casos.
É interessante o que notei em muitos anos de prática clínica no manejo da obesidade: a maior causa de abandono de tratamentos se dá por conta de erros de informação. Os pacientes são informados de que devem deixar que o médico os pese e interprete o peso, diante do quadro clínico. Informados, aderem mais ao tratamento.
Mas vamos à parte prática. Se você não é um fisiculturista, cheio de músculos, faça o seguinte cálculo. Pese-se e meça sua altura em metros. Aí, calcule seu índice de massa corporal IMC, assim: IMC= peso (kg)/ (altura x altura). O resultado vem em kg/m².
Por definição, considera-se dentro da normalidade a mulher que estiver com o IMC entre 19 kg/m² e 24 kg/m²; ao homem cabem os valores de IMC de 20 kg/m² até 25 kg/m². Se o IMC estiver entre o máximo e 30 kg/m², independente do gênero, você estará em sobrepeso. Se acima de 30 kg/m², estará obeso. Procure sempre verificar se você não está com inchaços nos pés ou pernas ao fazer o cálculo.
Quanto à menção do fisiculturista acima, cabe dizer o seguinte. É muito provavel que essa pessoa estará com seu IMC acima de 25 kg/m². Isso, contudo, não se deve ao acúmulo de gordura, mas de massa magra (músculos, água, ossos, etc).
Minha sugestão: façam os cálculos e vamos interagir. Afinal, é pra isso que serve o blog.
Um abraço.

Para outras idéias, clique aqui

2 comentários: