terça-feira, 26 de maio de 2009

Excesso de peso ou obesidade?

Imagine que você apenas vê o que marca a balança, sem maiores considerações. Como saber se você é obeso(a) ou está com excesso de peso por outras causas?
Certamente, ao longo de um mês, o peso de uma pessoa, principalmente as mulheres, sofre algumas variações que são fisiológicas, normais mesmo. Um exemplo: se você é mulher, pese-se uma semana após terminada a menstruação. Depois, pese-se no primeiro dia do ciclo menstrual. Você notará que há uma variação que pode chegar a 5% de incremento do peso. Isso se deve à retenção de líquidos, típica desse período, tantas vezes sob forma de edema dos membros inferiores ou turgência das mamas. Observe que, ao fim da menstruação seu peso deve ter caído bastante.
É uma coisa interessante ter-se em conta em que período do mês as meninas estão marcando o peso. Em um tempão de consultório pude notar que esse fato, o ganho de peso antes das menstruações, é um fator de fracasso no tratamento da obesidade. Há muito tempo tenho sido bem enfático com os pacientes, principalmente as senhoras, quanto a deixar que eu as pese e interprete o peso.
Mas nem só de edema se alimentam as nossas dúvidas. Veja que um indivíduo atleta, um fisiculturista por exemplo, pode estar com excesso de peso. Acaba procurando o médico ou o nutricionista em busca de perder esse peso. E qual não é a surpresa dele quando eu lhe digo que seu excesso de peso se deve à musculatura muito desenvolvida. Quando faço o exame de bioimpedância, constato que o sujeito tem pouca gordura e muita massa magra (músculo, água, ossos) e pouca gordura. É um daqueles acasos em que o índice de massa corporal [IMC=peso/(altura x altura)] está acima do ideal e não se trata de obesidade.
Outras situações podem cursar com aumento de peso e não serem obesidade. Uma dessas situações é a insuficiência cardíaca. Mas isso é motivo de outro tópico.
As faixas consideradas 'normais' de IMC, para homens e mulheres:
Para as mulheres, o IMC varia de 19 a 24 kg/m².
Para os homens, varia de 20 a 25 kg/m².
Para ambos, entre 24 e 29.9 kg/m² nas mulheres e entre 25 e 29.9 kg/m² nos homens, temos uma faixa considerada como de sobrepeso. Acima de 30 kg/m² considera-se a pessoa obesa.
É bom lembrar a observação do tópico anterior: se houver uma hipertrofia muscular muito intensa o IMC não será uma boa medida para se determinar sobrepeso ou obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário