domingo, 14 de junho de 2009

O Tratamento da Obesidade - Parte III

Você tomou seu desjejum, um lanche de frutas e almoçou. Deve estar satisfeito e seu organismo deve estar se readaptando a um novo esquema alimentar.
Frequentemente deixamos de tomar um lanche à tarde ou o fazemos com alimentos engordativos. Salgados, bolos e tortas bastante calóricas fazem parte do nosso hábito alimentar à tarde. O resultado disto é que passamos algumas horas a mais sem comer, de forma que, ao nos alimentarmos no jantar, comeremos muito.
Se você precisa perder peso, sugiro uma refeição à base de frutas ou o suco destas entre o almoço e o jantar. Se você comer a fruta com o bagaço, sua digestão ficará um pouco mais lenta e a sensação de saciedade, um pouco mais prolongada. Não haverá um sofrimento maior para aguardar o jantar.
É comum pessoas deixarem de jantar com o objetivo de perder peso. Aí a coisa pega! Sem essa refeição noturna, você passará um período de jejum muito prolongado e seu corpo lançará mão de mecanismos de economia de energia. Se o seu objetivo é perder peso, não pule esta refeição. Faça como no almoço, na mesma sequência, só que com alimentos menos gordurosos e numa quantidade menor. É a hora do 'mendigo'. Uma boa idéia é a saladinha seguida de sopa de legumes, carne grelhada e pão. Uma taça de vinho tinto vai muito bem nessa hora (vou abordar isso quando falar sobre colesterol).
Antes de deitar-se, uma xícara de chá com canela ou gengibre vai muito bem. Essas duas plantinhas têm uma capacidade interessante: provocam aumento da temperatura, às custas de calorias queimadas. Uma pequena ajuda na queima calórica durante as madrugadas.

Atividade física
Se você reeduca seu organismo no sentido de comer melhor mas não queima a sua reserva de gorduras, seu tratamento tende a ficar incompleto. Não é tão complicado assim. Atividade física a que me refiro é algo que leve seu corpo a queimar calorias através de exercícios. Um bom exemplo é a caminhada. A recomendação de 40 minutos de caminhada ao dia, cinco dias por semana não é um exagero e regula uma série de coisas em seu corpo. Seu sistema cardiovascular vai se readaptando, sua musculatura se modifica, seu humor tende a melhorar, sem contar com a qualidade do sono, que melhora na maioria dos casos.
Deve ser feita em qualquer horário, não necessariamente pela manhã. Há vantágens em se fazer caminhadas após um dia de trabalho. Você se cansou, ficou estressado, durante o trabalho. A caminhada fará com que seus músculos promovam a liberação de endorfinas, aliviando a tensão e dando uma sensação de bem estar.
Outras atividades como a natação, hidroginástica, musculação, corrida apresentam igual potencial. Todas as atividades físicas, quando visam a saúde, devem ser feitas de forma não-competitiva.
A última discussão será sobre o uso de medicamentos no tratamento da obesidade. Esse tema, controverso, pode dar bastante pano pra manga.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário